Aleijadinho: O Gênio do Barroco Brasileiro
Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), conhecido como Aleijadinho, foi o mais importante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial brasileiro, considerado o maior expoente do barroco mineiro. Filho de um carpinteiro português e de uma escrava africana, Aleijadinho nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, durante o auge do ciclo do ouro.
O apelido "Aleijadinho" surgiu devido a uma doença degenerativa que o acometeu por volta dos 40 anos, possivelmente hanseníase ou esclerodermia, que deformou seu corpo e causou a perda parcial dos dedos das mãos e dos pés. Apesar desta condição debilitante, continuou a produzir obras-primas, adaptando suas ferramentas para serem amarradas aos seus punhos.
Entre suas obras mais importantes estão as esculturas dos Doze Profetas em pedra-sabão na escadaria do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, e as 66 figuras em cedro que compõem os Passos da Paixão, também em Congonhas. Estas obras são consideradas o ápice da arte barroca no Brasil e foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Como arquiteto, Aleijadinho projetou e trabalhou em várias igrejas em Minas Gerais, incluindo a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, onde criou a fachada, o altar-mor e os púlpitos. Seu estilo é caracterizado pela originalidade com que adaptou o barroco e o rococó europeus às condições e materiais locais, criando uma expressão artística única.
A obra de Aleijadinho representa a síntese cultural do Brasil colonial, combinando influências europeias, africanas e indígenas. Sua arte expressa tanto o fervor religioso quanto a exuberância e dramaticidade típicas do barroco, mas com uma sensibilidade e expressividade próprias que o distinguem como um artista genuinamente brasileiro.
Apesar de sua importância, Aleijadinho morreu pobre e relativamente esquecido. Seu reconhecimento como grande artista nacional ocorreu principalmente no século XX, quando sua obra foi redescoberta e valorizada como parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro.